Educação Infantil

A Educação infantil tem como compromisso respeitar o caráter lúdico, prazeroso das atividades e o amplo atendimento às necessidades com ações planejadas, ora espontâneas, ora dirigidas, expressando intencionalidade e responsabilidade. Neste processo levando-se em conta aspectos individuais como a capacidade cognitiva, afetiva e motora, os interesses e as necessidades.

Embora esteja fundamentada nos aspectos individuais, reconhece as crianças como seres íntegros, que aprendem a ser e conviver consigo próprios, com os demais e o próprio ambiente de maneira gradual e articulada, buscando através de atividades intencionais, momentos de ações, estruturadas, espontâneas ou livres, a interação entre as diversas áreas do conhecimento e aspectos da vida cidadã, contribuindo assim para a assimilação de conteúdos básicos para a construção do conhecimento, aquisição e vivência de valores ( verdade, justiça, amizade, respeito, integridade e a competência ).

A construção do conhecimento se dá principalmente pelo lúdico, utilizado como forma de estimulo, gerando prazer, despertando a curiosidade, a descoberta, provocando assim um momento de aprendizagem, utilizando-se da sensibilidade, criatividade, e das diversidades artísticas e culturais.

O papel do professor neste processo é de suma importância, devendo ter uma visão interdisciplinar e contextualizada. Sendo ele o mediador, o orientador e desafiador do processo ensino-aprendizagem. Tendo um planejamento básico de conteúdos a serem trabalhados; entretanto este se flexibiliza de acordo com o diagnóstico e as necessidades de cada turma.

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