Institucional

O mundo se transforma constantemente, e o homem é o sujeito da própria educação.
Dessa forma através da reflexão sobre o ambiente, ele contribuirá para as melhorias e mudanças. No mundo tecnológico não poderá perder de vista a qualidade de vida.

A participação do homem como sujeito da sociedade implica em uma postura crítica. Tendo sempre em vista “o que, como e para que”. Sendo agente de transformação, não apenas armazenando conhecimento, mas aprendendo a mudar. Utilizando-se deste conhecimento para refletir, resolver problemas, decidir e atuar na sua comunidade.

A cultura constitui a aquisição sistemática de experiência humana. A história é sempre um tempo de possibilidades. Portanto, precisa-se reconhecer as contradições que fazem parte dos bastidores dos cenários da história, do homem e da cultura, apontando limites e desafios para tentar compreender a complexidade em relação a humanidade.

A educação deve permitir que o homem seja sujeito do seu desenvolvimento e participe da transformação da sociedade. O objetivo da educação é dar condições para que o educando desenvolva suas capacidades como ser pensante.

Tem-se consciência do quão complexa e difícil é esta tarefa para educadores e para a escola como entidade representativa da vontade dos pais de querem que seus filhos saiam dela prontos e acabados para enfrentar este mundo de contradições e desafios. Pensamos sim participar e nos incluirmos neste desafio que é formar um cidadão feliz.

Com esta perspectiva a escola não pode ser apenas uma escola; mas sim, “uma grande aventura do conhecimento ao vivo e a cores”... o conhecimento deverá ser transmitido de forma prazerosa, propiciando condições para uma aprendizagem significativa, atualizada e eficaz, que prepare alunos competentes, éticos e com argumentação sólida.

Desejamos então como instituição escolar dar conta de gerar aprendizagem utilizando-nos de mecanismos tecnológicos, didáticos-pedagógicos e humanos, para definirmos a Educação como “Processo que visa orientar o educando para um estado de maturidade que o capacite a encontrar-se conscientemente com a realidade, para nela, atuar de maneira eficiente e responsável, a fim de serem atendidas necessidade e aspirações pessoais e coletivas”.

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