Ensino Fundamental

“O curso introduz o aluno num processo sistemático da construção e reconstrução do conhecimento, desenvolvendo capacidades e aprendizagem de conteúdos necessários à vida em sociedade, com a preocupação de desenvolver a competência humana de aprender a aprender e saber pensar.”(Demo, P.)

O processo de ensino-aprendizagem oportuniza atividades cognitivamente significativas que permitem ao aluno estabelecer relações entre o cotidiano e o científico, o racional e o afetivo, o individual e o coletivo.

Os encaminhamentos do trabalho pedagógico se dão de forma planejada, interdisciplinar e transdisciplinar, perpassando todas as áreas de ensino, onde a temática inspira-se em projetos de trabalho que priorizam atitudes e hábitos de leitura, indagação, interpretação, pesquisa e síntese. Este processo só acontece se houver parceria efetiva escola/família.

O professor como mediador vai abrindo caminho para que a linguagem do espaço escolar se torne polêmica pela aceitação de vozes diferenciadas e discordantes, e a partir daí promove um trabalho coletivo, o qual, corresponde à observação, análise e atuação em relação as forças existentes na sociedade, num movimento coletivo de construção da cultura. 

O processo de avaliação é bimestral e contínuo, praticado sob a forma de atribuição de qualidade aos resultados da aprendizagem, tendo por base seus aspectos essenciais e como objetivo final, uma tomada de decisão que direcione o aprendizado e conseqüentemente o desenvolvimento do aluno. Seu registro é feito em documento próprio, considerando a atuação do aluno frente ao processo ensino-aprendizagem.

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