Metodologia

Objetivamos desenvolver em nossa metodologia uma visão de futuro e pretendemos despertar no aluno o interesse por uma participação mais ativa em seu próprio desenvolvimento intelectual. 
Por isso, buscamos trabalhar numa linha sócio-interacionista, acreditando e apostando na aprendizagem significativa.

As turmas do Berçário e Nível 1, trabalham a aprendizagem respeitando as áreas de desenvolvimento por faixa etária, enfatizando os cinco sentidos através de estimulações individuais e em grupos. 

Nas turmas do Nível 2 ao Ensino Fundamental de 1ª à 8ªsérie, utilizamos o material de apostilagem da Editora Dom Bosco de Curitiba – PR.

O material Dom Bosco da Educação Infantil está baseado nas mais modernas tendências educacionais, com contribuições de Piaget, Vygotsky, Maria Montessori e Gardner, e totalmente inserido na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96). Planejado para proporcionar a construção do saber, em vez da simples memorização. Atividades paralelas e projetos de estudos são elaborados e colocados em prática sobre tudo o que o aluno aprendeu.
O material desenvolve no aluno uma postura crítica, participativa e dialógica. Sendo o mesmo um instrumento aberto que objetiva incentivar no aluno o gosto pelas descobertas e pela valorização de suas experiências individuais e coletivas.
Apresenta-se suficientemente acabado para ser compreensível e, inacabado, para estimular a criatividade sobre ele.

A proposta do Material Dom Bosco do Ensino Fundamental, também é sócio-interacionista, fundamentado na construção do conhecimento e na formação de valores, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
O aluno ao mesmo tempo em que constrói, apropria-se do conhecimento produzido pelo homem através dos tempos. Harmoniza os interesses do aluno e os objetivos do professor, incentivando o gosto pelas descobertas e valoriza as experiências individuais e coletivas.
Os conteúdos são introduzidos de maneira dinâmica, por meio de atividades lúdicas, pesquisas, aulas de campo, dinâmicas, estimulando o aluno a pensar, resolver problemas, interagir com situações conflitantes, podendo com sua ação transformar a realidade.
Como referencial para o aluno, acompanhando-o nos desafios, brincadeiras e situações próprias da faixa etária envolvida, foram criados personagens para o desenvolvimento das atividades.

Nenhum comentário: